terça-feira, 1 de setembro de 2015

Viagem do pequeno Tuck's às Cosmicômicas de Ítalo Calvino

II - VIAGEM DO PEQUENO TUCK’S
ÀS COSMICÔMICAS DE ÍTALO CALVINO

Suzana Grunspun
(São Paulo - SP)


Ler um autor tão criativo e lendário ao contar suas histórias que viajam de um enraizamento da ciência exata à uma ficção fantástica me lança à pensar no pequeno Tuck’s; aquele do tamanho de um feijãozinho.  
Ele consegue escorregar por lá e acolá. Da última vez saiu do cinema e foi parar em um smartphone.
Sabem o que aconteceu? Muito curioso percebeu que alguma coisa poderia  ser acessada  e  experimentou. Foi para uma aventura não intergaláctica mas inter e intra partículas de elétrons, prótons, quarks e  bóson de Higgs. 
Tuck’s  se espremeu e pumba teve uma sensação totalmente diferente, um pouco frio, um pouco quente, mas também gosmenta e ao mesmo tempo seca; percebeu que estava navegando naquele meio ambiente misterioso da internet. Toda a força do universo está associada a uma partícula. Isso ele sentiu diretamente no seu corpo e ressoou na sua alma! 
Mesmo sabendo que a  matéria é formada por átomos que  por sua vez são compostos  da partículas menores e menores,  seus olhos  se perturbaram pela intensa claridade colorida. No começo se sentiu mais leve que uma pluma e depois pesado; estava ganhando massa e se perguntou: que espécie de matéria é essa? É o bóson de Higgs, o colisor  sussurrou. Mas ele não viu tal partícula, estava escondida, mas aonde? Ah! isso mesmo, o bóson seria capaz de fazer essa mágica. Dar massa às partículas. Tuck’s  estava emaranhado entre as partículas.
Passou por um tubo estrondoso e modificador, mergulhado na explosão de cores brilhantes como o verde, vermelho, azul, roxo. Luzes ofuscantes penetraram rapidamente nos seus olhos. Durante a passagem atordoante por esse canal energético, notou uma viscosidade turbulenta e perturbadora; sua mente fora remexida; estava viajando em  uma velocidade inimaginável. A descoberta do bóson de Higgs está ligada às forças fundamentais do universo.
Que partícula danada, pensou Tuck’s, ela tem seus caminhos sombrios; uma partícula difícil de se achar, talvez por isso é ao mesmo tempo denominada a partícula do demônio e por outro lado é também  transformadora de um sistema; por isso a chamaram partícula de Deus. Isso fez o  feijãozinho tremer por inteiro. 
  Uma coisa maravilhosa esse mundo dos links da Internet; onde Tuck’s percebeu que  se viaja sem sentir; absorve-se  conhecimento numa interação momentânea com a informação disponível.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário