terça-feira, 1 de setembro de 2015

Um título muito caro

UM TÍTULO MUITO CARO

Helio Begliomini
(São Paulo - SP)












Dentre todos os títulos auferidos ao longo de minha vida, 
apenas um tornou-se realmente substancial.

Foi o primeiro recebido e o mais difícil de ser mantido.
Muita alegria me proporcionou em meio aos achaques da vaidade humana.

Sua nobreza tem valor transcendental, 
sendo defendida por milhões de vítimas anônimas ao longo dos séculos.

Seu poder não está na ostentação exterior aos olhos dos outros.
Ao contrário, oculta-se na modéstia de ser.

Seu valor, paradoxalmente, se confunde com as singelezas
das palavras Amor e Serviço.

Sua glória é exclusivamente interior
em meio às mais diferentes adversidades da vida.

O brilho dos outros meus títulos e honrarias deriva tão somente deste.

Ele foi a força motriz plasmadora dos demais.

É a seiva que os procura enriquecer: 
Daqueles, eu poderia dispor
Deste, jamais.

Muita honra me proporcionou e muitas vezes eu o desmereci.
Poucas letras o exprimem.
Todos o entendem.

Entretanto, nem todos podem compreendê-lo e saboreá-lo
no mais vasto sentido antropológico e metafísico.

Nada mais nobre, singelo, glorioso, árduo e difícil
do que ter sido Cristão-Católico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário